O primeiro "trem" subterrâneo de Londres foi aberto em um dia como este, no ano de 1870. Era o primeiro meio de transporte desta natureza já construído no mundo. A "The Tower Subway" é um túnel cavado sob o Rio Tâmisa, com a Tower Hill de um lado, ao norte, e a Vine Lane, ao sul.
No
ano anterior, um túnel de 410 metros foi escavado, usando uma blindagem
de ferro, método patenteado por Peter William Barlow, em 1864. Trilhos
de trem foram colocados dentro do túnel e, em um dia como este, um
cabo-reboque transportava um vagão de madeira, permitindo assim que
passageiros fossem levados de um lado ao outro do rio.
Naquela
época, contudo, a construção tornou-se economicamente inviável, e a
companhia responsável pela construção faliu no final daquele ano. O
túnel virou uma passagem subterrânea para pedestres, que pagavam um
pedágio pela caminhada. A passagem era considerada pequena e não era
aconselhável usar botas com saltos ou grandes chapéus.
Quando
a Tower Bridge foi inaugurada em 1894, as pessoas podiam transitar de
graça sobre a ponte e isso provocou a falência do túnel, que foi fechado
em 1898. Depois, o túnel foi vendido para a London Hydraulic Power
Company e hoje é usado para distribuição de água.
O
mesmo método de construção, contudo, foi usado anos mais tarde e provou
revolucionar o meio de transporte em grandes cidades. Em 1890 eram
escavados túneis da City & South London Railway, a primeira das
ferrovias para o então "metrô" (ou tubo) de Londres.
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